quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Caso: Promoção Rexona Fashion Black




Oi! Bem vindos!
Inauguramos o Blog Cliente Esperto com uma denúncia sobre a promoção que está rolando do Rexona Fashion Black (edição limitada do Rexona Crystal.

A equipe de comunicação do Rexona criou uma promoção que tinha tudo pra ser BEM legal e trazer mídia espontânea para a marca.
Lançou um concurso cultural em alguns famosos blogs de moda falando sobre as variação e tendências da moda no uso da cor preta no look das antenadas. No primeiro blog (o concurso acontece cada semana em um blog diferente), o Garotas Estúpidas [http://www.garotasestupidas.com] eles pediram que as meninas respondessem com uma frase original e criativa a seguinte questão: "Preto é Básico - Como vc dá personalidade ao seu pretinho básico?"

O prêmio, nada mais nada menos do que um MACbook black, deixou as moças afoitas o que gerou um geral de mais ou menos 1.800 frases participantes.

Mas o problema começou com a divulgação do seguinte resultado:
Frase vencedora: autora Catarina Pinho
"Todas as vezes que levo meu pretinho pra passear eu pergunto a ele: “quem tu queres ser hoje? Sexy ou natural? Romântico ou casual?”. E com toda a submissão que lhe é peculiar, ele me responde sem titubear: “minha Senhora, faz de mim o que tu quiseres, sou um preto ainda escravo por voluntariedade e carta de alforria não quero ter”. Assim, livro meu pretinho da escuridão do armário e solto ele no mundo. É o mínimo que posso fazer pela liberdade que ele me dá ao permitir ser quem eu quiser.”

As leitoras do blog logo protestaram contra a frase considerando que não responde à pergunta proposta e que tem conotações racistas ao citar o preto como objeto de escravidão.

Não é o papel deste blog julgar a criatividade nem qualidade da frase.
Porém a partir do momento que uma frase vencedora de um concurso realizado por uma empresa séria causa mal estar no público é necessário se dar atenção ao fato.

A frase faz trocadilho "metafórico" entre o preto do vestuário e a raça negra que foi escravizada durante anos e que é considerado vergonha da humanidade. Isso fica muito claro quando a autora cita que "ele" rejeitou a carta de alforria (documento histórico assinado pela Princesa Isabel para livrar os escravos do regime de escravidão), querendo continuar a "servi-la".

Esta alusão que a autora faz já deveria ser considerado um quesito excludente para a participação no concurso. É incompreensível a seleção feita pela equipe responsável no julgamento da promoção e necessário o pedido de uma retratação perante as mídias utilizadas.

Aqui podemos fazer um abaixo assinado pedindo que o setor de comunicação da Rexona venha a público se desculpar por premiar uma frase que utiliza inapropriadamente um trocadilho com conotação racista.


Mande um e-mail para clienteesperto@gmail.com com seu Nome Completo e R.G. para que o blog Cliente Esperto encaminhe às autoridade responsáveis.

30 comentários:

Anônimo disse...

Boa idéia, estou tendo problemas com a Triton Eyewear. Vou te mandar um e-mail:
A frase vencedora é rídicula!

Anônimo disse...

Sônia, adorei a idéia do blog. Mas não queia dar meus dados assim, desse jeito. Tem muita gente engraçadinha, e gente do mal também, que pode usar os meus dados para fins indevídos. Não é possível enviá-los para você por e-mail? Se sim, qual seria?
E Sônia, parabéns! O Brasil precisa mesmo de mais gente que luta e menos de gente resignada, conformada.

Falei! disse...

Oi larissa

Obrigado meu anjo,
e vc tem razão sobre os dados,realmente não havia pensado nisso.
Manda por e-mail sim:
clienteesperto@gmail.com

E divulga aí!!!!

bjo

Anônimo disse...

Muito bom e também vou mandar meu nome por e-mail!

Anônimo disse...

e se fosse um "branquinho".. alguém estaria reclamando?? Aff q gente burra meu Deus... preconceito eh ficar diferenciando as pessoas... preto.. branco é tudo iguall.. A menina ta falando de um vestido.. Quanto ignorancia... isso td eh pq nenhum de vcs ganhou... aff

Anônimo disse...

Acabei de mandar!
Bjo, querida.

Anônimo disse...

Acabei de ligar para a Unilever pelo telefone 0800.707.7512, que o Ricardo Souza deixou no garotasestupidas.com, pedindo uma retratação pública. A moçinha que me atendeu me tratou super bem e ela disse que vão investigar. Se a Unilever não se retratar, vou entrar com uma ação pública na justiça.

Anônimo disse...

Gente, vocês estão é com inveja! Se fosse outra resposta qualquer que não fosse a de vocês, vocês estariam aqui reclamando IGUAL!
Váááá váááá vááá gente, me poupem.

Anônimo disse...

Vamos processar tambem a globo, eles sempre fazem novelas com escravos!

Falei! disse...

Não amigos, não é inveja. É indignação, até porquê sei que minhas frases não são tão boas quanto as outras que concorreram e não tenho a MENOR esperança de ganhar...
Apenas não posso admitir que uma promoção que premia uma frase que fere visivelmete um raça que sofre um histórico de preconceito e racismo seja levada a sério.

Falei! disse...

A Globo não faz "gracinha" com a escravidão, ela relata de forma cênica um fato histórico e sempre de forma crítica.
Não vou ficar discutindo com ninguém aqui. Este blog tomou uma posição diante desta situação e vai se manter assim.
Não estou acusando ninguém pessoalmente de nada, apenas a empresa Rexona pela falha no julgamento de um concurso cultural, e é eles que tem que se retratar.

Grata!

Anônimo disse...

Então você está acusando a ganhadora de fazer gracinha com a escravidão? Só me responda: como você pode sustentar essa acusação e consegue defender a globo.

Anônimo disse...

Sônia, chique é ser inteligente!
Vai fundo garota!

Anônimo disse...

Tenho certeza que é a Catarina que fica escrevendo anônimo!!!
hahahahah

Anônimo disse...

Sônia,
nem responde. Continua que esse blog tem um perfil muito bacana e tenho certeza que vai ajudar muita gente.
Eu se fosse você não entraria nessa polêmica do Rexona, pq já caiu na boca de Zé Povinho e aí vc tem que lidar com esse tipinho de coisa!

Mas vai fundo moça, gostei de ver!

Anônimo disse...

ihh tadinha da Soninha, nunca viu Casseta e Planeta colocando Helio de la Penha no tronco! hahahahah Mas Globo é Globo né? NINGUÉM FALE MAL DA GLOBO!!! Já da Unilever estamos aqui pra isso, e vamos morrer vermes na frente da TV acreditando em propaganda que se vê, na esperança que as empresas cumpram o que prometem! se não cumprir, vai pro tronco!

Helena Castro disse...

muito bacana a ideia do seu blog de abrir espaço para reclamações.

obrigada pela visita e comentário lá no meu blog! : )

beijos

Anônimo disse...

Achei ótima a iniciativa, porque participei da promoção e tenho acompanhado a polêmica, mas não no interesse de querer uma segunda chance ou lucrar outra possibilidade de prêmio com isso, acho que uma retratação oficial, um pedido de desculpas públicas, já satisfaz... para que esse tipo de conduta e de julgamento não se repita em outras ocasiões, porque aí sim todo mundo vai sair perdendo. Muitas pessoas devem achar que se trata de falso-moralismo, que isso é coisa de gente mal-amada, cri-cri, mas pra mim mais chato que lutar por pequenas causas (que os outros consideram perdidas, pois convencionou-se que ninguém pode querer mudar o mundo) é ter de ficar tentando convencer essas pessoas que reproduzir concepções mesquinhas (de racismo, homofobia etc) mesmo da forma mais amena, singela e despretensiosa que possa paracer é sempre um RETROCESSO!

Anônimo disse...

Adorei a idéia do blog, tenho uma história inacreditável com a TIM pra mandar pra você! Não sei quem é pior: a operadora ou eu por ter continuado cliente depois da palhaçada que eles fizeram comigo!
Só não acho que vale o esforço essa briga da promoção da Rexona. Primeiro porque não sei o que vai mudar com esse tão sonhado pedido de desculpas. Sim, desculpou-se e?
Que bonito gesto da Unilever na luta contra o racismo né? Gente, se liguem no mundo! Obama tá aí pra provar que essa luta já pertence apenas às páginas dos livros de história. Um negro conseguindo se eleger presidente da nação mais racista (e poderosa) do mundo? Duvido muito que se o prêmio fosse um kit de esmalte iria gerar tanta controvérsia! Não vejo problemas em ser poético e até fazer graça feito já vi tantas vezes na TV com uma coisa tão passada! Acho mais é que tem que banalizar mesmo, levar pra poesia e pra piada, porque só assim pros preconceituosos (que ainda existem) se sintam completamente por fora do contexto atual! (Se é que esse mal tem cura... porque nos dias de hoje você julgar alguém pior por ser mais escuro, pra mim, é caso perdido! Mata que resolve! hahaha) RETROCESSO é mexer nisso como se não fosse uma causa vencida! Mais ainda RETROCESSO é perder tempo com isso, tendo tanta coisa REAL DO MUNDO MODERNO pra lutar ainda... Querem uma lista? Bem, essa foi a minha opinião! Só pra gente refletir! Beijos a todas! E vou mandar minha queixa!

Falei! disse...

Oi Lu! Manda pra mim clienteesperto@gmail.com

E sobre o caso Rexona, talvez realmente não chegue a ser um caso de Defesa do Consumidor, e tenha mais sido opinião própria mesmo.
Manda logo seu caso que eu posto aqui, beijo!

Anônimo disse...

Olha, Luisa, de onde vêm essas coisas reais do mundo moderno senão do campo das idéias? acho que ler algo sobre análise do discurso ou produção social da realidade pode ajudar. é bom que vc se preocupe com alguma causa (ainda que seja a sua própria), mas vale lembrar que não estamos falando de real ou surreal, estamos falando de lutas paralelas (ou vc é daquele tipo que acha que porque existem crianças passando fome não deva existir sociedades protetoras do animais, por exemplo?). se for pra ir ao mundo real que vc tanto fala, no brasil que eu vivo o preconceito não é um assunto superado, nem eu acho que vá ser caso vire assunto pra piada em cada esquina. No mais, eu falei por mim, um pedido de desculpas é um ato simbólico, que me basta (e é isso que eu ensino aos meus filhos), porque qualquer constrangimento que se cause à marca nesse momento vai servir como reflexão para ações futuras...

Anônimo disse...

Eita, Obama presidente significa que racismo é coisa do passado? Gente, isso é um avanço, um enorrrme avanço por sinal, mas não vamos simplificar as coisas. É a mesma coisa que dizer que porque existem mulheres trabalhando em todos os setores produtivos da sociedade, porque tem mulheres na política, mulheres com liberdade sexual, quer dizer que o machismo acabou... Fala sério!

Falei! disse...

Bom, eu concordo que não acabou nada, apenas é uma etapa vencida...inclusive já era pra o racismo não existir a muito tempo, pois na cabeça de qualquer pessoa normal ele é absurdo e sem propósito. Mas, realmente é um processo evolutivo lento e talvez sem fim.
Não podemos arrancar o racismo da cabeça de nenhum ser humano, nem usando a força e nem mesmo argumentos, pois estas pessoas são pouco evoluídas e não conseguem ir muito além do que suas mentes doentias processam.
Mas não podemos admitir nem mesmo menções racistas em situações como esta da Rexona, é de indignar negros, brancos, índios, amarelos, morenos, mulatos, mestiços, qualquer criatura humana com um mínimo de bom senso!

Anônimo disse...

Isso que é uma discussão interessante, e não aquela GRITARIA mal-educada que tava lá no GE. Vamos lá! Gatos, em momento algum disse que o racismo não existe. Até escravidão ainda existe. Só acho que hoje em dia nenhum negro pode se queixar de não ter vencido na vida em virtude de sua cor. Pode ser por culpa da falta de oportunidade, ou de cultura, qualquer outra coisa, mas não por conta de sua cor. Essa é a causa vencida! Desvio de caráter existe, dos mais diversos tipos e segmentos, os mais inacreditáveis, e sim, assim será pra sempre. Como falou a Sonia, são mentes doentes! Em relação à frase em questão, acho que falta bom-senso em não saber diferenciar uma menção a um costume histórico (e não ao racismo) de uma apologia. Caso a garota tivesse feito alguma apologia, ai sim, concordo sobre o absurdo. Sendo assim, o preconceito passa a estar mesmo nos olhos de quem vê. O pre-conceito passa a ser de quem julgou uma menção como preconceito. O pre-conceito foi julgar a comissão julgadora, as pessoas que discordaram (isso me inclui) e a ganhadora de falta de bom senso. Mas que discussão quente não? Repito: coloquem as mãos na cabeça e reflitam "mas... e se fosse um kit esmalte"?

ps: sonia, to preparando meu relato, o danado é que o bicho é loooongo!

Anônimo disse...

O documento histórico assinado pela Princesa Isabel não seria a "Lei Áurea"???
Além desta gafe, o texto está cheio de erros de português!
Racismo já era!!!
Educação para todos já!!!

Anônimo disse...

Socorro!!
Genteeee, voces faltaram nas aulas de história? Carta de alforria era o documento emitido pelo dono do escravo quando, voluntariamente, resolvia libertá-lo. E a Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel extinguindo a escravidão no Brasil.
LEMBRARAM??

Anônimo disse...

a galera quer compensar burrice com um moralismo forçado e desnecessário.

Falei! disse...

Ok...assumo
Nem acredito que fiz isso...rs

D.Ramírez disse...

Como consumir, não tão consumista, adorei esse seu blog e amei sua visita la no meu...estou assim aguradadndo nvas reclamações. Acho que o Brasileiro não reclama, com poucas escessões, como eu. Vivo em uma cidade ladra( Sâo Paulo), onde comerciantes, restaurantes, já estão passando do limite em preços, roubando descaradamente e deixando e muito a desejar nos serviços. Com excessão de poucos. E essas grifes marketeiras (uma mentira, calro, mas vende) deveriam ter respeito pros idiotas que consomem. Mas nem sempre tem. Cansei de ficar quieto, seja lá em casa estou pra manter a etiqueta do bom vizinho...E apoio esse blog aqui.

Quer matéria de serviço imundo te dou a dica: restaurante Galetos (e olha que não é top) do shopping Iguatemy de São Paulo. Nunca mais piso.
Besitos

Alana M. disse...

Não acho a discussão falso moralismo, de forma alguma. A Unilever com a posição que tomou, causou SIM um constrangimento desnecessário na raça negra, que não tem obrigação alguma de estar aceitando tais exemplos de retrocesso. Gente, julgar atos como esse, "besteira" e perda de tempo, é abrir espaço para mais e mais constragimento, é sanar cada vez menos esse mal chamado DIFERENÇA, SUPERIORIDADE, PRECONCEITO.. SIM! Que se dane o prêmio ou nova possibilidade de concurso, concordo que um pedido de desculpa já seria uma demonstração mínima de respeito para com os seus consumidores. E falo como uma não participante.. branca.